terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Brasil e Argentina lideram queixas sobre prática desleal de antidumping

English translation below

O Brasil e a Argentina lideram o número de pedidos de apuração sobre exportados na América Latina (12 queixas). Entre janeiro e junho deste ano, 19 países-membros da ONU apresentaram pedidos para 69 investigações. Grande parte das queixas era contra a China.

A Organização Mundial do Comércio (OMC) registrou queda de 29% no número de pedidos de investigações antidumping em relação ao mesmo período do ano passado.

As medidas antidumping tentam evitar que empresas nacionais sejam prejudicadas por causa de produtos importados vendidos a preço de dumping, ou seja, a um preço menor do que o praticado pelo mercado interno do país ou a um preço que não chega nem a cobrir os custos da manufatura do produto. O dumping é uma prática considerada desleal no comércio internacional.


Texto de Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra



Brazil and Argentina lead on requests for investigations against dumping practices in Latin America
Brazil and Argentina lead on requests for investigations regarding exported products, which have allegedly not been following the anti-dumping laws in Latin America. Between January and June, 19 country-members of United Nations have presented requests for 69 investigations.

The World Trade Organisation (WTO) registered a fall of 29% in the number of complaints requesting investigations against allegations of dumping practices.

The anti-dumping measures aim to avoid that national firms end up unfairly harmed by the trade of imported products sold at a dumping price, that is, at a price which is either below the price it charges in its home market or is below its costs of production.

Written by Cibele Riccomini – International Correspondent – England

Fluminense, legítimo campeão brasileiro!

Rafael Andrade-Folhapress
Conca marca o gol do titulo do Fluminense
Mesmo não jogando um grande futebol, o Fluminense superou o nervosismo e venceu o desfalcado Guarani por 1 a 0 no Estádio do Engenhão, sagrando-se bicampeão brasileiro. O Corinthians, que torcia por um tropeço do tricolor carioca, vacilou e apenas empatou em 1 a 1 diante dos reservas do Goiás em Goiânia e ficou com a terceira colocação do brasileiro. Quem aproveitou e fez sua parte foi o Cruzeiro, que venceu de virada o Palmeiras por 2 a 1 no Estádio Independência e conquistou o vice-campeonato.

O gol salvador foi marcado por Emerson aos 16 minutos do segundo tempo e deu o título ao Fluminense, após 26 anos de espera que lavou a alma da torcida que lotou o estádio. O Bugre campineiro bem que tentou o gol, deu trabalho à equipe carioca, mas não conseguiu superar os donos da casa. No fim, a técnica, a camisa e a garra tricolor superaram o já rebaixado time de Campinas.

Nesta vitoriosa campanha, destaque especial para o argentino Darío Conca. O craque terminou o Brasileiro com a façanha de ter sido o único jogador de linha a entrar em campo nas 38 rodadas da competição. Nesta segunda-feira, ele foi eleito o melhor jogador do campeonato, recebendo o troféu Bola de Ouro concedido pela revista Placar e pela ESPN Brasil. Os concorrentes bem que tentaram, mas não foram competentes para superar seus obstáculos na última rodada, e o time comandado por Muricy Ramalho soube lidar com a pressão e usou a vantagem para assegurar o título.

Parabéns, Fluminense Football Club, campeão legítimo de um dos melhores torneios de futebol do mundo!

Escreva pra gente, dê sua opinião.

Postou Ricardo Monzillo - Esporte Brasil

Zeca Baleiro autografa livro e CDs

Apesar de pouco dado a comemorações de aniversários, o cantor e compositor Zeca Baleiro resolveu celebrar seus 13 anos de carreira discográfica com o pacote “Vocês vão ter que me engolir” e viajou pelo país com shows e noites de autógrafo. “Tenho um carinho especial pelo número 13”, diz. Seu primeiro disco, “Por Onde Andará Stephen Fry?”, foi lançado em 1997.

O pacote inclui o lançamento de dois CDs – “Concerto” e “Trilhas” – e o livro Bala na Agulha (reflexões de boteco, pastéis de memória e outras frituras), entre outras novidades.

O livro reúne textos que Zeca Baleiro escreve desde 2005 em seu site, “mais à guisa de blague que de blog”, como costuma brincar. Música, literatura, cinema, comportamento, religião e gastronomia são alguns dos temas abordados, e também memórias sentimentais da infância e da adolescência. Completam o livro dois capítulos de poemetos, aforismos e provocações, “Bestiário Pós-Moderno” e “Curtas, Grossas, Algumas Infames”, onde Baleiro se mostra um crítico implacável da sociedade contemporânea, porém sem perder a ternura.

“Concerto” e “Trilhas” são os primeiros discos do artista a ser lançados por seu próprio selo, o Saravá Discos, fato que inaugura nova fase na carreira de Zeca.

“Concerto” foi gravado ao vivo em março de 2010, no teatro Fecap/SP, depois de um pequeno test-drive em Belém e Recife, e de permanecer em cartaz em São Paulo por três semanas consecutivas. Nesse novo álbum, Zeca Baleiro é acompanhado de apenas dois músicos que se revezam em vários instrumentos: Swami Jr., violonista de formação mais clássica e emepebista, e Tuco Marcondes, músico de pegada mais rock’n’roll, que integrou quase todas as bandas e turnês do artista. Baleiro desfila repertório que vai de Cartola a Camisa de Vênus, e de Assis Valente a Foo Fighters. Traz ainda algumas canções inéditas, como ‘A Depender de Mim’, ‘Mais um Dia Cinza em São Paulo’ e ‘Canção pra Ninar um Neguim’, esta última composta em 1993 para Michael Jackson, e só agora gravada pelo autor.

“Trilhas” é uma coletânea das trilhas que compôs para cinema e dança (e que tem participação especial da atriz Rosi Campos). Contém doze músicas, sendo quatro instrumentais e oito canções, extraídas das trilhas de dois filmes: o longa “Carmo”, do diretor paulistano Murilo Pasta (prêmio do público de melhor filme da Mostra Internacional de São Paulo de 2009) e “Flores para os Mortos”, curta-metragem experimental de Joel Yamaji; e três espetáculos: “Cubo”, do grupo paulista LúdicaDança, “Geraldas e Avencas”, do grupo mineiro 1º Ato, e “Mãe Gentil”, misto de dança, teatro e vídeo.

Serviço:

Zeca Baleiro em Noite de Autógrafos

Data: quarta, 8 de dezembro, às 19 horas
Local: Fnac Morumbi – Av. Roque Petroni Júnior, 1.089 – São Paulo – Telefone (11) 3206-2000