quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Filmes brasileiros serão exibidos no London World Film Festival

Dois filmes brasileiros serão destaque do London World Film Festival, no dia 9 de novembro, em Londres.

A apresentação de Jean Charles (2009, 93 minutos), do diretor Henrique Goldman, será seguida de um bate-papo entre Goldman, dois primos de Jean Charles de Menezes e público presente. Jean Charles foi assassinado “por engano” pela London Metropolitan Police, no dia 22 de julho de 2005. Menezes foi baleado sete vezes na cabeça, na estação de metrô londrina de Stockwell. No dia 7 de julho de 2005, aconteceram dois atentados terroristas, que resultaram na morte de 56 pessoas. Um dia antes do assassinato de Jean Charles, ocorreu outra tentativa de atentado terrorista, que não obteve êxito.

O premiado documentário Luto Como Mãe (2010, 50 minutos), do diretor Luis Carlos Nascimento, também é atração especial do London World Festival. Sua exibição contará com a presença do seu diretor, que presidirá a mesa-redonda “Crime and Punishment” (Crime e Punição). O documentário retrata a violência das gangues cariocas e seu impacto nas vidas das mães do Rio de Janeiro.

Serviço:

Evento: London World Film Festival
Dia e horário: 9 de novembro, das 18h45 às 20h30
Local: The Bloomsbury Theatre
Endereço: Gordon Street, 15, Londres

Entrada Franca

Para mais informações e reservas, acesse o site http://www.londonworldfestival.com/

Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra

Editora LeYa Brasil lança ‘Histórias de canções: Toquinho’

Depois do sucesso das Histórias de Canções de Chico Buarque, é a vez de História de Canções: Toquinho chegar às livrarias. O novo título da coleção da editora LeYa Brasil será lançado amanhã, na Livraria Cultura do Shopping Bourbon.

Retrata a origem das canções de nomes consagrados da MPB, abordando a trajetória de Antonio Pecci Filho, conhecido do público como Toquinho. Wagner Homem, responsável pelo primeiro volume da coleção, divide a autoria com o escritor João Carlos Pecci, irmão do músico.

Toquinho começou a carreira artística na década de 60, em São Paulo, influenciado pela Bossa Nova – como praticamente todos daquela geração. Foi quando conheceu Chico Buarque, seu primeiro parceiro. Muitos outros se seguiram. Entre eles, Vinicius de Moraes com quem formou, por mais de dez anos, uma dupla que, unindo juventude e experiência, produziu dezenas de clássicos da Música Popular Brasileira, como “Tarde em Itapoã”, “Sei lá... a vida tem sempre razão” e “Regra três”.

Embora marcante, a parceria com Vinícius não foi exclusiva, e Toquinho compôs com outros artistas, de diferentes gêneros, como Jorge Benjor, Paulinho da Viola, Elifas Andreato, Belchior, Francis Hime, Cacaso, Paulo César Pinheiro, Mutinho, Gianfrancesco Guarnieri e Paulo Vanzolini para citar alguns.

O livro revela os bastidores dessas criações, assim como a de seu maior sucesso, “Aquarela” – que primeiro foi gravada em italiano, conquistando um disco de ouro na Itália – responsável pela consagração definitiva e internacional de Toquinho. A obra registra e preserva parte importante da música popular e da cultura brasileira.

Ficha Técnica

Título: Histórias de Canções: Toquinho
Autores: João Carlos Pecci e Wagner Homem
Formato: 16 X 23 cm / Nº de páginas: 304
Preço: R$ 44,90

Serviço:
Lançamento com noite de autógrafos, bate-papo com os autores e pocket-show

Data e horário: Quinta (4), às 19 horas
Local: Livraria Cultura – Shopping Bourbon – Rua Turiaçu, 2.100 – Pompeia – São Paulo

Postou Laila Guilherme – Cinema Brasil