quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Pelé completa 70 anos de vida

Google Imagens
Considerado pela mídia mundial como o maior jogador de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, completou, no dia 23 de outubro, 70 anos de vida. Nascido na cidade mineira de Três Corações, filho de Celeste e de João Ramos do Nascimento, jogador de futebol no sul de Minas Gerais, conhecido como Dondinho, Pelé desde criança manifestou a vontade de ser jogador de futebol como o pai.

Descoberto aos 11 anos pelo jogador Waldemar de Brito, foi convidado a jogar no Bauru Atlético Clube. O mesmo Waldemar o apresentou à Vila Belmiro no dia 8 de agosto de 1956. Sua estreia foi em uma partida amistosa contra o Corinthians de Santo André, placar: 7 a 1 para o alvinegro praiano, aliás com um gol de Pelé. Convocado para a primeira Copa do Mundo de sua carreira, na Suécia em 1958, Pelé arrebentou e encantou o planeta, que viu um negro despontar como um jogador diferenciado e com apenas 17 anos marcou seis gols e ainda levou o Brasil à conquista do seu primeiro mundial.

Na conquista do bi-mundial no Chile, Pelé se machucou contra a equipe da Tchecoslováquia e ficou de fora do torneio. Em seu lugar entraria Garrincha, que também brilhou. O milésimo gol foi marcado em 19 de novembro de 1969, às 23h11, em sua 909º partida, Vasco da Gama 1 x 2 Santos.

Pelé participou de 115 partidas pela seleção brasileira (92 oficiais), marcando 103 gols. O último jogo pela seleção foi no Maracanã, em 18 de julho de 1971, Brasil 2 x 2 Iugoslávia. No total de sua carreira, marcou 1.284 gols em 1.375 partidas, maior artilheiro em uma temporada com 58 gols no Campeonato Paulista (1958), tricampeão mundial de futebol (1958, 1962 e 1970), entre outras marcas fantásticas.
Marca de Pelé na calçada da fama do Maracanã, local do gol 1000
Pelé formou-se professor de Educação Física em 1974 pela Faculdade de Educação Física de Santos (Universidade Metropolitana de Santos) e foi Ministro dos Esportes de 1995 a 1998.

Em 1975 foi transferido para o New York “Cosmos”, fechando a maior transação do futebol até o fim dos anos 70 (US$ 7 milhões). A última partida pelo time americano foi: New York Cosmos 2 x 1 Santos, no Giants Stadium (Nova York), em 1 de outubro de 1977. Pelé atuou um tempo por cada equipe. Sua despedida definitiva do futebol deu-se aos 37 anos.

Pelé só não fez chover no mundo do futebol, encantou plateias com seus dribles e jogadas mágicas, gols antológicos, artilheiro nato, deixou sua marca no Santos que acolheu o primeiro negro entre os times chamados grandes do futebol paulista.

Se eu fosse descrever tudo sobre Pelé, faltariam caracteres e sobrariam qualidades, mas quem é rei nunca perde a sua majestade. Parabéns, Rei Pelé!


Postou Ricardo Monzillo – Esporte Brasil

Filmes brasileiros serão exibidos no Sheffield Doc Festival

Vik Muniz no filme 'Lixo Extraordinário'
Quatro filmes brasileiros serão exibidos no Sheffield Doc Festival (Festival de Documentários), que acontecerá entre 3 e 7 de novembro, em Sheffield, na região central da Inglaterra.

O documentário Lixo Extraordinário será uma das atrações da mostra e relata o relacionamento do artista plástico Vik Muniz com os coletores de lixo do maior aterro sanitário do mundo, no Jardim Gramacho, no Estado do Rio de Janeiro. Também integrante da Mostra Internacional que está acontecendo em São Paulo, foi dirigido por Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley e já foi premiado pela Anistia Internacional no Festival de Berlim e no Sundance Festival.

As atenções estarão voltadas ainda para Segredos da Tribo, do polêmico cineasta José Padilha, diretor de Tropa de Elite. O filme mostra antropólogos que se intrometeram na vida dos índios ianomâmis na fronteira da Venezuela com o Brasil, nas décadas de 60 e 70, e deixaram a tribo com best-sellers debaixo do braço, fama internacional e muitas acusações de genocídio e pedofilia, entre outras.

A mostra incluirá ainda em sua programação o filme Belair, de Noa Bressane e Bruno Safadi e o curta Geral, de Anna Azevedo.

O Sheffield Doc/Fest reunirá 120 filmes de 45 países e deverá atrair cerca de 2 mil delegações de todas as partes do globo, além de milhares de ávidos cinéfilos.

Serviço:

Evento: Sheffield Doc/Fest
Data: De 3 a 7 de novembro
Local: The Workstation – Patermoster Row, 15, Sheffield, Inglaterra

Mais informações: http://www.sheffdocfest.com/


Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra