quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Duas versões brilhantes - Brasil e Romênia - Músicas de Tom Jobim

Nordestino, apesar do nome, o cantor Bogdan Plech é filho de pai brasileiro e mãe romena.
O pai e o avô são músicos de formação erudita, mas Bogdan não tem formação acadêmica em música, e sim em Ciências da Comunicação. Porém, apaixonado por música, segue o caminho do popular e desde os 20 anos ele toca violão.
Dono de uma bela voz e tecnicamente preparado, seu trabalho transmite a segurança de quem tem consciência artística.
O cantor tem se apresentado em diversos países da Europa e da Ásia, já é hora de espaços como o Auditório do Ibirapuera, por exemplo, serem abertos para talentos desta magnitude, com a devida divulgação.
Encontramos poucos textos falando sobre ele na internet, mas o seu trabalho fala por si, dispensando qualquer discurso.
Há uma pequena entrevista no site Traiasca prietenia româno-braziliana!, em português, na qual ele resume a sua carreira, de modo muito simples.
Nestes dois vídeos Bogdan canta com a romena Raluca Anastasiu, em português e romeno, Discussão e Eu não existo sem você, de Tom Jobim.
Outros vídeos dele podem ser vistos em seu canal no Youtube.
Discussão de Tom Jobim e Newton Mendonça
                               Eu não existo sem você de Tom Jobim e Vinicius de Moraes
                               
Postou Ana Lasevicius - Versão Estrangeira
Dir. de Comunicação

Mostra em SP exibe fotografias e obras sobre Brasília

Acervo Instituto Moreira Salles
Aberta esta semana, a mostra As Construções de Brasília é mais um evento que marca os 50 anos da inauguração da capital federal.

Traz 140 fotografias do acervo do Instituto Moreira Salles, além de uma seleção de cerca de 60 obras de artistas modernos e contemporâneos sobre a história do centro político do país.

Organizada em dois núcleos, a mostra apresenta algumas das mais importantes fotografias sobre a construção e os primeiros anos da capital e, também, obras recentes que discutem os simbolismos de Brasília e a condição atual da arquitetura e do urbanismo contemporâneos.

Fotografias de grandes nomes como Marcel Gautherot, Peter Scheier e Thomaz Farkas mostram as principais obras arquitetônicas de Oscar Niemeyer registradas no início dos anos 1960 e os primeiros habitantes da região. Há espaço para obras gráficas e audiovisuais de Mary Vieira, Aloísio Magalhães e Eugene Feldman.

Outro espaço é reservado para trabalhos que abordam Brasília por meio de linguagens como mapas, cédulas de dinheiro, recortes de jornal, cartazes, cartões-postais, vídeos e fotografias. São obras realizadas por artistas de diferentes gerações, como Waldemar Cordeiro, Cildo Meireles, Almir Mavignier, Regina Silveira, Orlando Brito, Emmanuel Nassar, Robert Polidori, Jac Leirner, Rubens Mano, Mauro Restiffe e Caio Reisewitz.

Serviço:

Mostra AS CONSTRUÇÕES DE BRASÍLIA

Horários: segundas (11 às 20h); terça a sábado (10 às 20h); e domingos (10 às 19h) – até 16 de janeiro.
Local: Galeria de Arte do Sesi-SP – Avenida Paulista, 1.313 – Metrô Trianon-Masp
ENTRADA FRANCA
Informações: (11) 3146-7405 / 7406 ou no site do Centro Cultural Fiesp.

Fonte: Folha.com


Postou Laila Guilherme – Cinema Brasil

Noite do Samba traz o gingado brasileiro a Londres

A Sociedade Anglo-Brasileira (The Anglo-Brazilian Society) promoverá, no dia 7 de outubro, a Noite do Samba, em Londres. O evento acontecerá em preparação ao grande Baile de Carnaval, que será em dezembro.

A organização foi fundada em Londres, em 1943, com o objetivo de estreitar as relações socioculturais entre Brasil e Grã-Bretanha, bem como aumentar o conhecimento do povo britânico a respeito do “Gigante Verde-Amarelo” e sua rica cultura.

A Sociedade Anglo-Brasileira recebe de braços abertos qualquer pessoa ou evento que mostre interesse ou amor pelo Brasil, sem fazer distinção de nacionalidades. Vários eventos já estão sendo agendados para o ano que vem, incluindo exposições artísticas, shows musicais e as mais variadas festas brasileiras, regadas com muita caipirinha e churrasco.

Todos os interessados em aprender a dançar o gingado brasileiríssimo do samba devem fazer suas reservas com Ellie Dell’Aglio, da Secretaria da Sociedade Anglo-Brasileira.

Serviço:

Evento: Noite do Samba
Data e horário: 7 de outubro, das 18h30 às 20 horas
Local: Gallery 32 – 32, Charlotte Road, Londres
Telefone: 00 44 207 493 8493

Email: info@anglobraziliansociety.org


Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra