terça-feira, 28 de setembro de 2010

Retrospectiva de filmes de Betty Leirner

A partir de quinta-feira (30), realiza-se na Cinemateca e no Goethe-Institut São Paulo a primeira mostra de filmes da artista brasileira Betty Leirner. Além da projeção dos filmes, restaurados recentemente, acontece também debate com presença da cineasta e do pesquisador Arlindo Machado, da videoartista Lucila Meirelles e do cineasta Joel Pizzini.

A Retrospectiva Betty Leirner traz mais de 30 filmes – a maioria inédita no país – produzidos em diversos países, como Alemanha, Brasil, França, Japão e Portugal. O projeto foi contemplado pelo edital Conexão Artes Visuais, promovido pelo MinC e pela Funarte com patrocínio da Petrobras, e conta com produção e realização do Espaço Líquido, estúdio de criação audiovisual.

Formada em Cinema pela Universidade de São Paulo em 1981, a artista paulistana produz filmes desde os anos 90, realizando ensaios, fotofilmes, audiofilmes e videopoemas, entre outras composições que trabalham as relações e os limites entre cinema, música e literatura. Vivendo na Europa desde os anos 80, já expôs individualmente em museus e instituições como a Casa das Culturas do Mundo em Berlim, o Fórum Ludwig de Arte Internacional de Aachen, o Museu do Cinema em Düsseldorf, e o Museu de Etnologia em Hamburgo, Alemanha. Recentemente, seus filmes foram exibidos em programas no Barbican Centre e na Tate Modern, ambos em Londres.

A retrospectiva na Cinemateca Brasileira e no Goethe-Institut São Paulo é a primeira mostra individual da artista no Brasil em dez anos. Um livreto com as sinopses dos filmes, textos inéditos da autora inglesa Anat Pick, de Betty Leirner e do pesquisador Arlindo Machado, bem como traduções do inglês, japonês e alemão de textos adicionais referentes à obra da artista, será entregue gratuitamente ao público, durante as sessões das programações.

Serviço:

Mostra Retrospectiva Betty Leirner

Período: 30 de setembro a 2 de outubro
Local: Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – São Paulo – Telefone: (11) 3512-6111

Período: 5 a 8 de outubro
Local: Goethe-Institut São Paulo – Rua Lisboa, 974 – Pinheiros – São Paulo – Telefone: (11) 3296-7000



Postou Laila Guilherme - Cinema Brasil

Artistas brasileiros expõem seu talento em Londres

Deison's Garden - de Giácomo Picca
Os artistas multimídia brasileiros Giácomo Picca e Flávia Fernandes estão entre as atrações do Melt Art Fair (Feira da Fusão Artística), que acontece em outubro, em Londres. A feira de arte contemporânea reúne todas as novidades do mundo das artes, promovendo um encontro entre artistas renomados britânicos e estrangeiros. Tem como objetivo trazer ao público a diversidade do mundo artístico, promover talentos emergentes e fazer a fusão entre as artes local e internacional.

O trabalho de Giácomo Picca envolve a busca de “espaços abertos” com potencial para mudanças, que seriam impulsionadas por experiências, movimentos e encontros das atuais realidades sociopolíticas do mundo globalizado. Uma das obras de arte em exposição – “Deison’s Garden” (O Jardim de Deison) – possui um símbolo cultural, a árvore, que aparece como mediadora de experiências pessoais e representante do inconsciente humano; suas memórias e espaços em diversos contextos geográficos, políticos e sociais.

Flávia Fernandes é mestre em artes visuais pela Universidade do Rio Grande do Sul. Vive em Florianópolis, onde atua como professora e artista focada para gravura, instalações, intervenções, monotipias e vídeos.

Exposição Internacional “Melt Art Fair” (Feira da Fusão Artística)

Data: de 12 a 17 de outubro – terça a sábado, das 11 às 18 horas; domingo, das 11 às 16 horas
Local: Mile End Pavillion – Clinton Road (próximo à Grove Road), Mile End, Londres
ENTRADA FRANCA
Para mais informações, acesse www.arthemisia.eu/melt.html


Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra