quinta-feira, 23 de setembro de 2010

“Lula, o Filho do Brasil” vai concorrer à indicação ao Oscar 2011



O longa-metragem Lula, o Filho do Brasil (dir. Fábio Barreto; Brasil, 2009) foi escolhido por unanimidade pela Comissão de Seleção para concorrer como Melhor Filme em Língua Estrangeira no 83º Oscar. A decisão foi divulgada hoje, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, pelo presidente da Academia Brasileira de Cinema, Roberto Farias.

“Votamos no filme que nos pareceu mais benfeito, que honra a cinematografia brasileira e tem como atriz Glória Pires, que se torna uma excelente candidata ao prêmio de Melhor Atriz”, explicou Farias. “Nossa posição não tem nenhuma ligação política. Lula é uma estrela aqui e fora daqui, internacionalmente conhecida”, completou.

O filme concorrerá à indicação final com produções de mais de 95 países. Os cinco longas selecionados para concorrer ao Prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira serão anunciados em 25 de janeiro. A cerimônia de premiação será realizada no dia 27 de fevereiro.

Ao todo, 23 filmes brasileiros disputaram a chance para tentar uma vaga em um dos prêmios mais cobiçados da sétima arte, entre eles “A Suprema Felicidade”, “Antes que o Mundo Acabe”, “As Melhores Coisas do Mundo”, “Cabeça a Prêmio”, “Cinco Vezes Favela – Agora Por Nós Mesmos”, “Chico Xavier”, “É Proibido Fumar”, “Hotel Atlântico”, “Nosso Lar”, “Ouro Negro”, “Quincas Berro D’água”, “Reflexões de um Liquidificador” e “Sonhos Roubados”.

Este ano, pela primeira vez, a Comissão de Seleção foi ampliada e o Ministério da Cultura não foi a única instituição a indicar seus integrantes. Foram nove representantes, indicados pela Academia Brasileira de Cinema (ABC), Agência Nacional de Cinema (Ancine) e pelo Ministério da Cultura (MinC).

O filme – Lançado oficialmente no dia 1º de janeiro deste ano, Lula, o Filho do Brasil conta a trajetória pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Rui Ricardo Diaz) desde seu nascimento, em 1945, quando, no sertão pernambucano, Dona Lindu (Glória Pires), uma mulher simples e de fortes valores morais, dá à luz a seu sétimo filho e enfrenta o abandono do marido. Em 1980, Lula se torna o maior líder sindical do país e emerge como uma força política renovadora. Uma vida marcada por dificuldades, perdas e uma notável capacidade de superação.

Ainda no elenco, estão Cléo Pires, Juliana Baroni, Milhem Cortaz, Lucélia Santos (Professora) e Antônio Pitanga (Seu Cristóvão), entre outros.



Postou Laila Guilherme – Cinema Brasil

Noel Rosa, hoje, no Sesc Pompeia

Hoje (23) e na próxima quinta-feira (30), a vida do compositor carioca será revelada em flashback no espetáculo Noel Rosa – O Poeta da Vila e Seus Amores, em cartaz no Sesc Pompeia.

Concebido com texto de Plínio Marcos e dirigido por Dagoberto Feliz, o musical parte da agonia no leito de morte do artista e retoma momentos emblemáticos de sua carreira, como a polêmica com o sambista Wilson Batista e passagens com o amigo radialista Casé.

Mesclando música, clima de cabaré e boemia, as mulheres que fizeram parte da vida de Noel também ganham destaque em cena.

Datas: hoje (23) e na próxima quinta-feira (30), às 21 horas
Local: Choperia Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93 – São Paulo - SP. Telefone: (11) 3871-7700.
Ingressos: R$ 4 a R$ 16.


Postou Cristina Braga – Teatro Brasil

Futuro das relações Brasil-Grã-Bretanha é tema de conferência

A Câmara Brasileira de Comércio na Inglaterra convida para a conferência “The UK and Brazil – The Next Five Years” (Reino Unido e Brasil – Os Próximos Cinco Anos), que acontecerá no dia 15 de outubro, em Londres.

O convidado de honra será o embaixador britânico no Brasil, Alan Charlton (foto), formado pelas universidades de Cambridge, Leicester e Manchester. Charlton é formado em Línguas Estrangeiras e possui pós-graduação em Linguística e Educação.

O tema deve interessar sobretudo às pessoas que pesquisam sobre relações internacionais ou trabalham na área. A organização do evento pede que os interessados façam inscrições com antecedência, em razão da grande procura e do número restrito de lugares.

Reservas: brazilianchamber@brazilianchamber.org (formulário de inscrição online).

Serviço:

Evento: “The UK and Brazil – The Next Five Years”
Data e horário: 13 de outubro, das 18 às 20h30
Local: Berwin Leighton Paisner LLP –Adelaide House, London Bridge, Londres.
Ingressos: £ 10 (associados) / £ 30 (não sócios)


Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra