sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Versão Estrangeira - Les Eaux de Mars - Águas de Março

A norte-americana Stacey Kent, de New Jersey, tem se destacado no cenário musical internacional como uma das melhores intérpretes da nova geração de cantores de jazz. Ela esteve esta semana em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, apresentando o show de seu novo álbum Raconte –Moi . O cd, que é todo cantado no idioma francês, tem como faixa de abertura a música Les eaux de Mars, nossa conhecida Águas de Março de Tom Jobim.

Stacey, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo em março de 2010, falou sobre a música:
“Na minha modesta opinião, Águas de Março, Waters of March, Les Eaux de Mars, seja como chamem, é a maior canção do planeta. Eu vivo e amo essa canção toda minha vida. Conheço as versões de Elis Regina, João Gilberto, todas inacreditavelmente bonitas. Liricamente, as palavras são diferentes, mas você só tem de ouvir uma vez para saber que está diante de uma pedra de toque da música.”


Postou Ana Lasevicius Dir. de Comunicação

Corinthians na liderança

Alex Carvalho/UOL Esporte
O Corinthians mostrou sua força e venceu o Fluminense no Engenhão por 2 a 1, com bela atuação de Jucilei. Com o resultado, o poderoso timão assumiu a ponta ao lado do tricolor carioca, só que com um jogo a menos e pode assumir a liderança quando cumprir a partida que foi adiada por causa do seu centenário.

Outra surpresa foi a vitória do Palmeiras, que venceu fora de casa o Grêmio por 2 a 1 e estragou a festa do tricolor gaúcho, que completou 107 anos de existência. Marcos Assunção foi um dos melhores em campo, ele fez o primeiro de falta e deu passe para o segundo. Será que agora vai ou será “fogo de palha”?

Ricardo Nogueira/Folhapress
Neymar xinga o técnico Dorival Júnior na partida do Santos contra Atlético-GO
O Santos, jogando na Vila Belmiro, venceu de virada o Atlético GO por 4 a 2, com destaque para Neymar que jogou bem até bater o pênalti sofrido por ele. Ao saber que Marcel seria o cobrado, o jovem craque discutiu com o técnico Dorival Junior e o capitão Edu Dracena. Episódio condenável para o garoto, que se desculpou no dia seguinte com a imprensa. Será que vai mudar??

O São Paulo tinha tudo para embalar no brasileirão até cruzar com o Internacional no Morumbi e perder por 3 a 1 para o time gaúcho. Com o triunfo fora de casa, o Colorado mantém o sonho de brigar pelo título nacional. Vitória mais que merecida e o time paulista não viu a cor da bola. Quem te viu quem te vê.

O Guarani não foi páreo para o competente Cruzeiro, que bateu o time por 4 a 2 no estádio Arena do Jacaré (MG) e já é o terceiro na tabela. Olho na raposa que vem subindo de produção a casa jogo. O Bugre bem que tentou, mas estacionou no meio da tabela. Triste Grêmio Prudente, que perdeu mais uma em casa – e de virada – para o Flamengo por 2 a 1 e corre o risco de rebaixamento.



Postou Ricardo Monzillo – Esporte Brasil

Londres é palco de seminário sobre a mulher na política brasileira

Marijaguma
O Setor de Português da Queen Mary University of London e seu Cineclube vão trazer à tona a participação política nacional brasileira.

O seminário A Mulher na Política Brasileira acontecerá no próximo dia 24, em Londres, e discutirá a trajetória das mulheres no mundo político.

A professora universitária de Estudos Brasileiros na Queen Mary University of London, Else Vieira, está à frente do evento e explica que “a candidatura de duas mulheres à Presidência da República (Dilma Rousseff e Marina Silva) representa um espaço de poder até hoje exclusivamente masculino, e assinala um marco na História do Brasil.

O Código Eleitoral promulgado por Getúlio Vargas, em 1932, estendeu à mulher brasileira o direito de votar e de ser votada. Em 2005, a população feminina representava 51,3% da nação. No entanto, os homens continuavam a dominar o cenário político. No ano seguinte, o Congresso Nacional tinha 45 deputadas federais e nove senadoras; o que representava apenas 9% dos parlamentares. Hoje, duas mulheres são candidatas à presidência do Brasil. Parra Else Vieira, Dilma Rousseff, candidata favorita para vencer as eleições já no primeiro turno, simboliza a luta feminina ao longo dos anos na conquista de “igualdade na letra da lei”.

Else Vieira apresentará videoclipes das heroínas da política brasileira, que iniciaram o processo de abertura de espaços de exercício do poder politico, de 1932 até a atualidade. Durante o seminário, serão apresentados ainda dois filmes brasileiros sobre o tema. “Mulheres na Política – Política Feminista”, de Maria Angélica Lemos, relata os avanços da mulher no poder no Brasil. Já “Que Bom te Ver Viva”, de Lúcia Murat, mostrará a batalha enfrentada pelas mulheres para sobreviver durante a ditadura militar (1964-1985).

Evento: “A Mulher na Política Brasileira”
Data e horário: 24 de setembro, às 18h30
Local: Cinema Alfred Hitchcock
Endereço: Arts Building, Queen Mary University of London - 327, Mile End Road
ENTRADA FRANCA
Inscrições: e.Vieira@qmul.ac.uk


Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra

Tarde poética homenageia Itamar Assumpção

Arquivo da família
Itamar Assumpção, o Beleléu, vulgo Nego Dito, nasceu no dia 13 de setembro de 1949, na cidade de Tietê-SP, mas foi em Londrina-PR que surgiu para o cenário artístico brasileiro, ao lado de tantos artistas como Arrigo e Paulo Barnabé. Ao chegar em São Paulo nos anos 70, se juntaram a outros artistas, criando o movimento que ficou conhecido como a “Vanguarda da Música Paulista”.

Para celebrar seu 61º aniversário, será realizada uma tarde poética no Espaço Plínio Marcos (Tenda na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto). Além do grupo Encontro de Utopias, haverá a presença do poeta O Augusto, e do escritor Ademiro Alves, o Sacolinha autografando seu dois livros mais recentes, “Estação Terminal” e “Peripécias de Minha Infância”.

Haverá leituras e apresentações musicais com a participação especial de amigos e parceiros do Nego Dito, já confirmados: Anelis Assumpção (filha), Maria Betânia Amoroso, Tonho Penhasco, Emerson Negão, Rômulo Alexis, Luiz Chagas, que organizou em parceria com Mônica Tarantino o “PretoBrás: Por Que Eu Não Pensei Nisso Antes? – O Livro de Canções e Histórias de Itamar Assumpção” e Fábio Henriques Giorgio, autor do livro “Na Boca do Bode – Entidades musicais em trânsito”.

No final, por volta das 19h, haverá exibição de dois curtas-metragens sobre Itamar: “Beleléu cá entre nós – Itamar Assumpção antes do Nego Dito”, de Fábio Henriques Giorgio, e “Jardim Beleléu”, de Ari Cândido. Será um sarau aberto a todos, com leituras, músicas e performances com a participação de convidados e do público presente.

Serviço:

O Autor na Praça e o Encontro de Utopias realizam homenagem a Itamar Assumpção

Data: sábado, 18 de setembro, a partir das 14 horas.
Local: Espaço Plínio Marcos – Tenda na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto – Pinheiros.
Realização: Edson Lima, Encontro de Utopias e AAPBC.
Apoio: Femina Arte, Associação dos Educadores da USP (AEUSP), Artver, Max Design, Cantinho Português, Jornal da Praça, TV da Praça, Enlace-media.com e Restaurante Consulado Mineiro.


Postou Laila Guilherme – Cinema Brasil

Vinicius de Moraes Poesia e Canção

Chamada - Show gravado em dezembro de 1965