sexta-feira, 9 de julho de 2010

FMI prevê crescimento de 7,1% no Brasil

O Fundo Monetário Internacional (FMI) acaba de divulgar um relatório que prevê o crescimento do Brasil em 7,1% este ano.

A nova versão do documento World Economic Outlook (Perspectivas da Economia Mundial) registra aumento de 1,6 ponto percentual em comparação ao relatório publicado em abril, que estimava crescimento de 5,5% para a economia brasileira. O relatório também alertava para o risco de superaquecimento das economias dos países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil.

Esse risco volta a ser mencionado nesta edição do documento, que faz menção específica ao Brasil. Outro fator de preocupação diz respeito ao possível impacto negativo que medidas de ajuste fiscal nas economias avançadas possam causar em relação aos países emergentes.

A previsão do FMI para as economias em desenvolvimento é de crescimento de 6,8% este ano, o que significa aumento de 0,5 ponto percentual em relação à projeção feita em abril.

O FMI também menciona a postura correta dos principais países emergentes em adotar uma política monetária mais restritiva para enfrentar situações como aumento de inflação e pressões sobre os preços dos ativos.


Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra

Saudades de Vinicius - 30 anos

Vinicius de Moraes - A Voz da Poesia


O Poeta

Olhos que recolhem
Só tristeza e adeus
Para que outros olhem
Com amor os seus.

Mãos que só despejam
Silêncios e dúvidas
Para que outras sejam
Das suas, viúvas.

Lábios que desdenham
Coisas imortais
Para que outros tenham
Seu beijo demais.

Palavras que dizem
Sempre um juramento
Para que precisem
Dele, eternamente.

Vinicius de Moraes

Postou  Rádio Brasil MPB

Primeiro campeonato juvenil entre Seleções de Rugby no Brasil

Entre os dias 18 e 24 de julho, será realizado o primeiro campeonato juvenil entre Seleções de Rugby no Brasil. A I Copa Cultura Inglesa de Rugby Juvenil deverá reunir oito equipes com atletas da categoria M19 (idade entre 17 e 19 anos) representando seis estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O torneio ocupará o São José Esporte Clube, o Teatrão, na Cidade de São José dos Campos (SP)
O Rugby estreará como esporte olímpico nos jogos de 2016 que acontecerão no Rio de Janeiro. Para Sami Arap, presidente da Confederação Brasileira de Rugby, os atletas que se enquadram na categoria M19 serão os praticantes de ponta em 2016. “Iniciativas como a Copa Cultura Inglesa antecipam o futuro do Rugby. Os atletas que hoje têm 18, 19 anos, estarão no auge de suas carreiras em 2016”, explica o presidente que já defendeu a camisa da Seleção Brasileira de Rugby.
Para Reinaldo Campos, Gerente de Marketing da Cultura Inglesa São Paulo, alguns valores do Rugby se aproximam muito dos objetivos da escola. “Procuramos incentivar a liderança, o envolvimento em equipe, garra e competitividade saudável em nossos alunos e estes são valores fundamentais no esporte”, justifica. Já Sami observa a importância do apoio da escola ao campeonato: “Associar a Cultura Inglesa é trazer reputação e credibilidade ao Rugby”, arremata.
Muitas vezes é confundido com um esporte violento, mas Rugby é um esporte de contato e há muito respeito entre os adversários. Para citar um exemplo, só o capitão do time fala com o árbitro segundo a regra da modalidade.
A Copa Cultura Inglesa, para a Confederação Brasileira de Rugby, é um evento estratégico para popularizar e estimular o desenvolvimento do esporte para todo o país. “A nossa ideia é levar o Rugby a todas as cidades onde há unidades da Cultura Inglesa e incentivar o desenvolvimento da modalidade nestes municípios”, explica Sami. Hoje, a Cultura Inglesa São Paulo conta com 30 unidades, em 25 cidades nos estados de São Paulo e Santa Catarina.
O Rugby
Cerca de 3 milhões de pessoas em 120 países jogam o segundo esporte mais praticado no mundo, o rugby. O esporte surgiu por acaso, em 1823, durante uma partida de futebol na cidade de Rugby, em Warwickshire, Inglaterra. Como o jogo estava monótono, o estudante William Webb Ellis resolveu pegar a bola e sair correndo em direção ao gol adversário. A atitude de Ellis provocou raiva nos colegas, que tentaram agarrá-lo, criando a situação do primeiro jogo que levou o nome de “Rugby Football”.
A prática do esporte, assim como as regras do rugby, foi se desenvolvendo e se espalhando pelo mundo. Em 1880, foi fundado no Reino Unido o IRB, International Rugby Board, representado por Inglaterra, Escócia, Irlanda e País de Gales. Com a popularidade crescente, em 1987 disputou-se a primeira Copa do Mundo de Rugby, desde então realizada de quatro em quatro anos. O IRB elegeu o Brasil como prioridade estratégica de desenvolvimento para aumentar a popularidade no país.
A Copa do Mundo de Rugby é o terceiro maior evento esportivo do planeta. Só fica atrás da Copa do Mundo de Futebol e das Olimpíadas, com audiência de 4 bilhões de espectadores. O esporte conta com grande popularidade em países europeus, em nossos vizinhos Argentina, Uruguai e Chile e em países de colonização britânica como Canadá, Nova Zelândia, Austrália, África do Sul.
O Rugby veio para o “país do futebol” no final do século XIX por Charles Miller. No entanto, pode-se considerar que os brasileiros começaram a praticar o esporte a partir do ano de 1925, quando Gordon Rule reuniu cerca de 40 jogadores, que moravam na cidade de São Paulo, para treiná-los nos finais de semana no campo do Clube Floresta e, posteriormente, nos clubes Tietê, Paulistano e São Paulo Athletic Club. Apesar de não ser muito praticado no Brasil, o esporte está se popularizando. De acordo com a Confederação Brasileira de Rugby, a prática do esporte cresceu 43% ao ano de 2004 a 2009. Universidades como USP, Mackenzie, PUC, FEI e Mauá investem no esporte.
No Brasil, atualmente, são cerca de 30 mil praticantes divididos em 230 clubes sediados em 22 estados. O Brasil é hexacampeão Sul-Americano de Rugby feminino e 10º colocado no último Mundial realizado em 2009. A seleção masculina é a 4ª força do Rugby na América do Sul e está no 28º lugar no ranking mundial (entre 95 seleções).
Para mais informações sobre o esporte, acesse o site oficial da Confederação. .

Postou Ricardo Monzillo - Esporte Brasil