terça-feira, 29 de junho de 2010

Lançamento da fotobiografia Viva Pagu

É nesta quinta-feira (1 de julho), na Casa das Rosas. Confira:




Postou Laila Guilherme - Cinema Brasil

Brasil vence fácil o Chile

Reinaldo Marques/Terra

A seleção brasileira goleou o Chile por 3 a 0 e está nas quartas de final. O próximo desafio será contra a Holanda na próxima sexta-feira, às 11 horas (horário de Brasília). O jogo começou com o domínio dos chilenos somente nos dez minutos iniciais, e depois disso só deu Brasil. Juan abriu o placar de cabeça, num belo cruzamento de Maicon. Luis Fabiano fez o segundo depois de um passe certeiro de Kaká, e Robinho fez o terceiro, após bonita jogada individual de Ramires.

Vitória justa e incontestável do esquadrão verde e amarelo, que deverá ter desfalques importantes como Ramires, que levou o segundo amarelo. Elano que ainda é dúvida ao lado de Júlio Baptista e Felipe Melo, que ainda sente dores no tornozelo. Enquanto isso Dunga, estuda os substitutos que lutarão para superar a boa equipe holandesa e continuar sonhando com o hexa. Boa sorte Brasil.

FICHA TÉCNICA

Brasil 3 x 0 Chile

Brasil

4-3-1-1

Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva; Daniel Alves e Ramires; Kaká (Kléberson); Robinho (Gilberto) e Luís Fabiano (Nilmar)

Técnico: Dunga

Chile

4-2-3-1

Bravo; Isla (Millar), Fuentes, Contreras (Tello) e Vidal; Carmona e Carmona; Alexis Sánchez, Beausejour e Mark González (Valdívia); Suazo

Técnico: Marcelo Bielsa

Gols

Brasil: Juan, aos 34min, Luís Fabiano, aos 38min do 1º tempo e Robinho, aos 14min do 2º tempo

Cartões amarelos

Brasil: Kaká e Ramires

Chile: Vidal, Millar e Fuentes

Árbitro: Howard Webb (Inglaterra)

Local: Ellis Park Stadium, em Johannesburgo


Postou Ricardo Monzillo – Esporte Brasil

Documentário Rock Brasília, Ninguém Segura Essa Utopia

Foto: Divulgação

O documentário Rock Brasília – Ninguém segura essa utopia, do veterano diretor Vladimir Carvalho, ainda está em fase de produção, mas deve ser lançado no 43º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em novembro. O longa-metragem é resultado de um trabalho que começou na década de 1980, em plena explosão do rock nacional e surgimento das consagradas bandas formadas na cidade.

A ideia de filmar a cena roqueira na capital surgiu em 1988, quando Vladimir, na época professor da UnB, se deparou com a febre do rock’n’roll que acometia os jovens da cidade. Enquanto o rock explodia pelos cantos de Brasília, a tensão da ditadura política e de uma época de censura era relatada em letras de músicas de bandas como Legião Urbana e Plebe Rude. Mas nem a ditadura conseguiu podar o crescimento do número de bandas, que na época já somavam mais de 200.

O filme é recheado de imagens raras e inéditas, como as do último concerto da Legião no Estádio Mané Garrincha, no Rio, em junho de 1988, palco de muita confusão. Um dos personagens do filme – retratados em shows e depoimentos – é o “trovador solitário” Renato Manfredini Júnior, o Renato Russo – falecido precocemente há 14 anos. Outros retratados são Phillipe Seabra, da Plebe Rude, e Dinho Ouro Preto, do Capital Inicial, flagrados em momentos cruciais de suas carreiras.

Surpresas e curiosidades adicionais compõem o documentário que tem duração de 80 minutos, e mesmo ante de lançado já é considerado o retrato da juventude brasiliense dos últimos 20 anos.

Fonte: Jornal O Estado de São Paulo. Leia mais aqui.

Postou Laila Guilherme – Cinema Brasil

Brasil será tema da Feira do Livro de Frankfurt em 2013


O Brasil foi escolhido como convidado de honra da Feira do Livro de Frankfurt, o maior evento literário do mundo e vitrine mais importante para expositores, programada para 2013. O ministro da Cultura brasileiro, Juca Ferreira, e o diretor do evento, Jurgen Boos, assinaram esta semana um protocolo de intenção confirmando a parceria.

Esta é a segunda vez que o Brasil será homenageado – a primeira foi em 1994. Para o diretor da feira, Jurgen Boos, o objetivo é mostrar em Frankfurt como acontece a produção cultural no Brasil nos dias de hoje, não só em termos literários, como também no cinema, no teatro e na música. Os benefícios para o país em destaque costumam girar em torno do aumento do volume de traduções das produções literárias. Boos acredita ser positiva a promessa do governo brasileiro de aumentar, ainda este ano, de 20 para 100 o número de bolsas anuais de fomento à tradução da Fundação Biblioteca Nacional.

Os preparativos em nível nacional para 2013 serão viabilizados por meio de uma comissão criada em parceria pelos Ministérios da Cultura, Relações Exteriores e Educação. A participação alemã vai contar com a liderança do Goethe-Institut São Paulo, que unirá esforços com a Câmara Brasileira do Livro e editoras brasileiras.

A ideia é promover viagens de editores à Alemanha para que fiquem a par das novidades do mercado literário local. Anualmente, são lançados no mercado brasileiro cerca de 45 mil títulos. Para se ter noção dos efeitos da aliança entre Brasil e Alemanha no setor, em 2008 o Brasil obteve 178 licenças de publicações alemãs. Em 2007, esse número havia sido de 156 – o que ultrapassou a marca de 143 licenças do tipo adquiridas pelos Estados Unidos.

Este ano, a Argentina é o país homenageado no evento, que acontece de 6 a 10 de outubro. Para esta edição, são esperados 7 mil expositores de mais de 100 países. Estima-se público de 230 mil visitantes, procedentes de todas as partes do mundo.


Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra