quarta-feira, 23 de junho de 2010

Celso Amorim: vontade do Irã de manter acordo é positiva

O ministro brasileiro das Relações Exteriores, Celso Amorim, considerou um sinal positivo a vontade do Irã em manter acordo de troca de combustível nuclear. A declaração foi feita em Bucareste, onde Amorim terminou sua viagem oficial a vários países da Europa Oriental.

No dia 17 de maio, Brasil e Turquia fecharam acordo com Teerã, no qual o país se comprometia a trocar, em território turco, 1.200 quilos de urânio levemente enriquecido por 120 kg de combustível processado a 20%, para abastecer seu reator de pesquisas médicas.

Mas as grandes potências lideradas pelos Estados Unidos se opuseram ao pacto, que no parecer da Secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, tornaria o mundo “mais perigoso”.

Antes de passar por Bucareste, Celso Amorim reuniu-se com o embaixador iraniano em Viena, onde se localiza a sede da Agência Internacional de Energia Atômica.

No dia 9 de junho, o Conselho de Segurança das Nações Unidas adotou mais uma nova rodada de sanções contra o Irã, condenando sua política nuclear. Turquia e Brasil, ambos membros do Conselho, votaram contra as medidas.

Além disso, a União Europeia e os Estados Unidos fecharam ainda mais o cerco às restrições, prevendo inspeções em alto-mar, proibindo a venda de equipamentos militares e congelando as contas do país no exterior.

Celso Amorim criticou duramente a estrutura e a composição do Conselho de Segurança, e afirmou que a reforma do órgão é “urgente e inevitável”, por não corresponder à realidade política mundial.

Para se ter uma ideia do que isso significa, Amorim menciona o texto das sanções contra o Irã, que só ficou conhecido após divulgação feita pela imprensa internacional.


Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra

Mostra Caleidoscópio reúne painéis em madeira reaproveitada

Um dos nomes mais expressivos da escultura brasileira, Lara Donatoni Matana, radicada há 27 anos em Cuiabá, apresenta em São Paulo a exposição Caleidoscópio.

Expansão Colorida em Ondas; Série Caleidoscópio IV

A Galeria Lourdina Jean Rabieh representa as obras de Lara Matana em São Paulo, e pela segunda vez expõe os trabalhos da artista. Nesta ocasião, exibe peças compostas delicadamente com finas lâminas de madeira, coloridas uma a uma, que provocam experiência sensorial rara nos observadores, semelhante àquelas provocadas pelos caleidoscópios criados pelo escocês David Brewster (1781-1868).

Dedicada à preservação e à interação com o meio ambiente, Lara utiliza resíduos de madeiras reflorestadas e certificadas. Em suas criações, faz referências às rosáceas góticas, aos arabescos e às mandalas orientais, consideradas suas grandes fontes de inspiração, que poderão ser conferidas em painéis com medidas aproximadas de 1,50 x 1,50 m.

A artista relata que elegeu a madeira como elemento principal de suas criações por conta do resultado estético e das possibilidades de relevos e dimensões variadas que a madeira oferece. “A obra artística de Lara Matana seduz o espectador por suas formas encantadas e por sua riqueza cromática, pelas tramas delicadas construídas, meticulosamente, com finas lâminas de madeira tingidas com cores vivas. Transmite paz interior, inspira viagens cósmicas, mundos submarinos, simula rosáceas, arabescos, mandalas orientais”, comenta o crítico de arte Paulo Klein.

SERVIÇO:

Mostra Caleidoscópio

Horários: de segunda a sexta, das 10 às 19 horas; sábados, das 10 às 14 horas. ATÉ 24 DE JULHO.

Local: Galeria Lourdina Jean Rabieh – Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 147 – Jardins – Telefone: (11) 3062-7173.

ENTRADA FRANCA.


Postou Laila Guilherme – Cinema Brasil

Evento literário reúne três escritoras brasileiras em Londres

Patrícia Melo Maria, Valéria Rezende e Ana Maria Gonçalves

Em clima de Copa do Mundo, a Inglaterra continua homenageando a cultura brasileira durante todo o verão, com destaque para o evento literário ‘A Woman’s Eye on Brazil’ (Um Olho de Mulher no Brasil), que acontecerá no dia 9 de julho, às 19 horas, no Southbank Centre, por ocasião do Festival de Literatura de Londres.

As escritoras brasileiras Ana Maria Gonçalves, Patrícia Melo e Maria Valéria Rezende representam três gerações de mulheres que trazem em suas obras as cores verde e amarelo do cotidiano e da história dos brasileiros, bem como seus costumes e cultura rica e diversificada.

O segundo livro da autora Ana Maria Gonçalves, ‘Um Defeito de Cor’ (A Colour Defect), causou grande impacto no meio literário, ao abordar o polêmico tema da escravatura no Brasil.

Já a obra de ficção de Patrícia Melo, ‘Valsa Negra’ (Black Waltz), traz uma visão mais contemporânea do Brasil, utilizando aspectos psicológicos para conquistar a atenção do leitor. O livro foi indicado para receber o Prêmio de Ficção Estrangeira Independente (Independent Foreign Fiction Prize).

Maria Valéria Rezende é escritora e ativista no combate ao analfabetismo no Brasil. Sua obra, ‘O Voo do Guará Vermelho’ (The Flight of the Red Famingo), retrata um romance entre um pedreiro e uma prostituta contaminada com o vírus HIV.

As três autoras discutem seus trabalhos, a vida no Brasil sob uma perspectiva feminina e respondem às perguntas de participantes.

Evento: ‘A Woman’s Eye on Brazil’
Local: Level 5, Function Room, Southbank Centre
Endereco: Belvedere Road
Londres
SE1 8XX
Bilheteria: 0844 874 00 73
Dia e horário: 9 de julho, às 19:00.
Preco: £7
Para mais informações sobre esse e outros eventos brasileiros em Londres, visite o site http://www.southbankcentre.co.uk/
Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional - Inglaterra