terça-feira, 22 de junho de 2010

100 Anos de Adoniran e Noel Rosa em CD

Foto Marcos D’Paula/AE
2010 marca o centenário de dois artistas de estilos diferentes e bastante populares, autores de músicas eternamente lembradas: Adoniran Barbosa e Noel Rosa. Desde o início do ano, eles vêm sendo homenageados em projetos que incluem shows de artistas de diversas gerações, e agora em dois CDs que acabam de ser lançados: “100 Anos de Adoniran”, pela Lua Music, e “O Poeta da Cidade”, pela Biscoito Fino.

“100 Anos de Adoniran” traz artistas de várias gerações, como Demônios da Garoa, Cauby Peixoto, Maria Alcina, Wanderléa, Dominguinhos, Jair Rodrigues, Verônica Ferriani, Arnaldo Antunes, Vânia Bastos, Passoca e Ayrton Mugnaini Jr. & Laert Sarrumor (este, do Língua de Trapo), que dividem uma faixa com os mestres Oswaldinho da Cuíca e Tobias da Vai-Vai.

“O Poeta da Cidade” é apenas uma das homenagens ao centenário do carioca Noel Rosa, que, apesar de ter vivido apenas 27 anos, compôs centenas de canções, aqui relembradas por um sambista igualmente originário do bairro de Vila Isabel, Martinho da Vila – autor do samba-enredo da escola daquela comunidade, que este ano homenageou Noel. O CD traz interpretações do “clã Martinho” – três de suas filhas, Mart’nália, Analimar e Maira Freitas, mais o filho Martinho –, além de convidados como o grupo Fundo de Quintal, Diogo Nogueira, Patricia Hora, Ana Costa e Aline Calixto, novas vozes do samba carioca. Vale procurar, também, o CD da Som Livre lançado anteriormente, “Noel Rosa – 100 Anos de Celebração” que, diferentemente dos outros, não contém gravações novas, mas reúne registros feitos dos anos 60 para cá.


Postou Laila Guilherme – Cinema Brasil