terça-feira, 18 de maio de 2010

União Europeia e Mercosul retomam negociações durante encontro, em Madri

Recomeçaram em Madri, na Espanha, as negociações entre União Europeia e Mercosul. O objetivo é a viabilização do comércio entre as partes e consenso sobre tarifas e subsídios agrícolas, que têm sido os principais pontos de desavenças entre os dois blocos, desde 2004.

O primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodrigues Zapatero, anunciou que “as negociações foram reiniciadas para se conseguir um acordo ambicioso e equilibrado”.

Zapatero também deixou claro que o acordo de livre comércio beneficiaria as exportações tanto para a União Europeia quanto para o Mercosul, a um nível de cinco bilhões de euros adicionais.

O Mercosul é composto por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Já a União Europeia, atualmente presidida pela Espanha, é formada por 27 países do continente.


Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra

Dave Danford e o conjunto de Percussão 'Fusão' homenageiam percussionista brasileiro

Cibele Riccomini
Dave Danford e seu conjunto de percussão “Fusão” se apresentam no Southbank Centre, no dia 25 de junho, no Foyer Bar, às 13 horas. O show, que faz parte do Festival Brazil, irá mostrar trabalhos recentes do percussionista carioca Ney Rosauro, conhecido pelo seu estilo único de percussão solo e em orquestra. Suas composições viraram ponto de referência para o repertório de percussionistas internacionais.

Dave Danford também vai apresentar ao público obras consagradas de Rosauro como Toccata & Divertimento, Cenas Brasileiras, e trechos do famoso Concerto para Marimba e Orquestra, que já foi interpretado por mais de 100 orquestras em todo o mundo. A entrada é franca.


Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra.

Palmeiras sem técnico

Foto: UOL Esporte

Parece que o clima não para de piorar no Palmeiras. Depois de um final melancólico no brasileirão de 2009, quando deixou escapar o título após cair de produção assustadoramente nas últimas rodadas, e ainda a briga entre Obina e Maurício no intervalo do jogo entre Grêmio e Palmeiras no estádio Olímpico, que foi televisionada e vista por milhares de telespectadores, quando ambos foram demitidos, agora chega mais uma notícia bombástica no Palestra Itália.

Antônio Carlos não é mais o técnico do Palmeiras. Segundo informações da Rádio Globo, antes de a delegação do Palmeiras pegar o avião de volta para São Paulo, os dois se desentenderam e chegaram às vias de fato, algo que foi negado pelo ex- treinador palmeirense. O Presidente Luiz Gonzaga Beluzzo demitiu o comandante do verdão e agora procura um novo técnico.

Os boatos já correm soltos pelos lados do Parque Antártica. Celso Roth, Tite e Cuca surgem como opções mais viáveis, mas o técnico Luiz Felipe Scolari (que irá se desligar do clube uzbeque Bunyodkor) é o sonho da diretoria. Enquanto isso, a S.E. Palmeiras acumula insucessos dentro e fora do campo, mas até quando?



Postou Ricardo Monzillo- Esporte Brasil

Célia Helena – Uma Atriz Visceral, livro de Nydia Lícia


Imprensa Oficial lança biografia de Célia Helena, pela Coleção Aplauso

Intuitiva e multifacetada, Célia Helena rompeu os preconceitos de seu tempo, dedicou-se às artes cênicas desde a adolescência e entrou para a história como uma grande educadora.

Célia Helena – Uma Atriz Visceral, título escrito por Nydia Lícia, conta a trajetória da filha de uma família de dez irmãos saída do interior de São Paulo, que se casou três vezes, foi mãe de duas filhas, um dos grandes destaques do teatro brasileiro e inovadora ao criar uma escola com seu nome.

“O essencial é identificar-me com a personagem, pois como atriz sou meio bicho, totalmente intuitiva, não adianta querer racionalizar as coisas. Senti, captei, e pronto, interpreto”. As palavras são da atriz Célia Helena, uma das mais elogiadas de seu tempo, ao definir a forma como desenvolvia seu trabalho, reconhecido nos palcos e também no ensino das artes cênicas aos jovens.

Na essência, ela era “Uma atriz visceral”, tal qual sugere o perfil descrito pela também atriz e escritora Nydia Lícia na obra da Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial. Seu legado foi a participação em mais de cem trabalhos, entre peças de teatro – 80 – e produções de TV, cinema e criação de sua escola de ensino de artes cênicas, hoje uma faculdade. Célia Helena morreu em 1997, aos 61 anos, vítima de um câncer raro que ataca as paredes dos vasos sanguíneos. Atualmente, a Escola Superior de Artes Cênicas é administrada por sua filha com Raul Cortez, Lígia Cortez.

Postou Cristina Braga – Teatro Brasil

Festival Brazil na Inglaterra leva cultura de nosso país à Europa


Um dos maiores centros culturais da Inglaterra, o Southbank Centre, em Londres, vai dedicar o verão todo para trazer a cultura brasileira e suas várias facetas ao coração da Inglaterra. O Festival Brazil vai acontecer de 19 de junho a 5 de setembro, e contará com espetáculos de música, dança, literatura, design, artes visuais e a famosa culinária brasileira.

Desta vez, os britânicos e a comunidade brasileira vão tomar um banho refrescante de Brasil, e terão a chance de mostrar todo o seu dinamismo e contemporaneidade para gringo nenhum botar defeito.

Grandes nomes da Música Popular Brasileira vão subir aos palcos britânicos, como Maria Bethania, que se apresenta no dia 17 de julho, e Gilberto Gil, no dia 21 de julho. Outras atrações incluem o rock psicodélico dos legendários Mutantes, e uma apresentação rara do gênio da Tropicália, Tom Zé, no dia 18 de julho.

Artes, literatura e futebol – Para quem é interessado em arte e design, a dica é conhecer o trabalho de Ernesto Neto, com sua instalação denominada “As Beiradas do Mundo e o New Decor”. O artista plástico carioca, que estabeleceu fama internacional nos últimos 20 anos de sua carreira, vai reinventar vários corredores da Hayward Gallery, em Londres, com sua proposta contemporânea de integrar arte e público, proporcionando um ambiente de filme de ficção científica.

Neto também foi comissionado para fazer várias esculturas futuristas, que vão ficar espalhadas no piso térreo da Hayward Gallery. Os amantes de arte podem conferir as obras de Ernesto Neto, de 19 de junho a 5 de setembro.

Outra dica na área artística são as instalações dos Irmãos Campana e os projetos de arte de rua encabeçados pelo artista plástico Gringo Cardia.

Na área literária, o brasileiro Benjamim Moser vai discutir a obra “Por que Esse Mundo: Biografia de Clarice Lispector”. O Southbank Centre faz menção à famosa escritora como tendo o visual à la Marlene Ditriech e o talento literário de Virginia Woolf. Moser fará uma dissertação sobre vida e obra de Lispector, e também responder perguntas de uma plateia mais do que selecionada. O evento acontece no dia 12 de julho, às 19 horas. Os ingressos custam £ 7.

Sócrates vai mediar a palestra “Futebol e Brasil”, que vai contar com a participação de José Miguel Wisnik. Músico, compositor, ensaísta brasileiro e professor de Literatura Brasileira, na Universidade de São Paulo, Wisnik vai discutir o tema ao lado de seu contemporâneo, o britânico, Alex Bellos, escritor e jornalista especializado em América do Sul, autor do livro “Futebol – Brasil em Campo”. O debate acontece no dia 18 de julho, às 17 horas, no espaço Queen Elizabeth Hall. Os ingressos custam £ 10.

Continuem a acessar a Rádio Brasil MPB para mais informações sobre outros eventos do Festival Brazil.



Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra

Em Ponta Grossa, mostra ‘O Papel das Colagens’


Entre os dias 21 de maio e 11 de junho, o Centro Europeu de Ponta Grossa (PR) sediará a exposição O papel das colagens, mostra que reúne trabalhos do artista plástico Miguel Nicolau Abib Neto. Composta por dez imagens, a mostra será formada por algumas das produções mais recentes do artista, desenvolvidas para uma coleção especial da Editora Positivo.

Utilizando os mais variados tipos de papel, o artista conta que a exposição revela o amadurecimento de um profissional que se dedica há 15 anos a uma arte que permite a adoção de uma linguagem diferenciada e extremamente personalizada. “Sinto que nas colagens encontrei uma linguagem própria, sem tentar imitar ninguém, com uma voz e mensagens particulares. Vejo esses trabalhos como uma descoberta do meu estilo, não só de trabalhar arte, mas de viver”, explica.

A abertura oficial da exposição O papel das colagens será sexta-feira, 21 de maio, no Centro Europeu, a partir das 19 horas.

Serviço:

Exposição ‘O papel das colagens’
Local: Centro Europeu - Rua Marechal Deodoro, 473
Data: De 21 de maio a 11 de junho
Horário: De segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas; sábados, das 8 às 12 horas
Informações: (42) 3224-6669 ou clique aqui.

ENTRADA FRANCA

Postou Laila Guilherme - Cinema Brasil