segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Lançamento do livro A NOIVA DO CONDUTOR


O rádio estava no auge de sua popularidade e Noel Rosa trabalhava em diversas emissoras quando, em 1935, seu parceiro Almirante propôs à Rádio Club do Brasil um programa com o mote “Como se as óperas célebres do mundo houvessem nascido aqui, no Rio...”.

Desse projeto surgem as três revistas radiofônicas compostas por Noel: as paródias “O Ladrão de Galinhas” e “O Barbeiro de Niterói”, além de “A Noiva do Condutor’, a mais elaborada delas e única com tema musical inédito, com partituras compostas em parceria com o maestro húngaro Arnold Glückmann.

Em “A Noiva do Condutor”, um namoro de portão abre espaço para os versos bem-humorados de Noel, que rapidamente nos familiariza com personagens caricatos, de traços exagerados.

A opereta transita entre o subúrbio e as elegantes avenidas do centro do Rio de Janeiro, retratando, no mesmo bonde, um cavalheiro da pomposa elite carioca e uma família suburbana cuja maior preocupação é certificar-se dos dotes do pretendente da jovem Helena.

“O amor sem nota não tem mais-valia”, afirma em certo momento o pai da noiva, deixando claro que o tom da opereta quebra a seriedade e o romantismo do enredo e que, sem fugir à regra de Noel, o que fala mais alto é a vontade de zombar dos assuntos cotidianos.

Até hoje, “A Noiva do Condutor” permanece pouco conhecida, e sua publicação não poderia ser mais oportuna: no ano em que Noel completaria seu centenário, a obra chega às livrarias em edição especial, com ilustrações de Laura Gorski. Servindo-se de recortes, a artista plástica traz ainda mais humor ao cenário, aos personagens politicamente incorretos, à ironia de diálogos e poesias. A edição vem acompanhada, ainda, por uma apresentação da jornalista e pesquisadora musical Mônica Soutelo, que contextualiza a opereta de forma concisa, possibilitando que o leitor compreenda a importância desse musical entre as criações de Noel.

Serviço:

Livro A Noiva do Condutor, de Noel Rosa

Lançamento: terça-feira, 28 de setembro, às 20 horas, no Restaurante Buttina – Rua João Moura, 976 – Pinheiros – São Paulo
Ilustrações: Laura Gorski
Apresentação: Mônica Soutelo
Projeto gráfico: Antonio Kehl
56 páginas – R$ 44

Mais informações: Editora Terceiro Nome (11) 3816-0333



Postou Laila Guilherme - Cinema Brasil

Nenhum comentário: